Carolina Vilanova
Um dos principais enfoques dos avanços tecnológicos que embarcaram nos veículos comerciais nos últimos anos é a segurança. E como não poderia deixar de ser, o sistema de frenagem, item mais importante desse quesito, também passou por evoluções e entra na sua terceira geração de discos de freio, com a ajuda de um dispositivo de ajuste mecatrônico de desgaste.O sistema foi desenvolvido pela Knorr-Bremse e ainda não está disponível para o mercado. O projeto visa trazer mais benefícios para os consumidores, incluindo economia de combustível, menor desgaste de pneus e, é claro, controle do desgaste das pastilhas. Seu desenho é moderno e otimiza a redução de espaço e peso.
Na terceira geração, o sistema de freios é pneumático, baseado em uma pinça fixa com operação de um único lado e transmissão mecânica interna. Essa pinça é equipada com sistema independente de ajuste nos dois lados do disco. Ele tem um movimento específico para compensar o desgaste.
Sistema mecatrônico de ajuste
O novo sistema mecatrônico de ajuste de desgaste é controlado por motores elétricos e instalado no alojamento do freio, nos dois lados do disco. Eles são comandados por um sistema eletrônico, também integrado no alojamento do freio, que se comunica com o controlador do sistema de freio e com a unidade eletrônica de comando do veículo (módulo de controle/centralina).
O módulo de controle também transmite dados sobre as condições do veículo necessárias para o ajuste de desgaste dos freios e para ativar o serviço, além de diagnosticar funções. Por outro lado, o freio envia informações sobre o desgaste das pastilhas de fricção e mensagem de falhas no sistema.
Entre as vantagens estão o ajuste da folga do freio controlado pelo motorista, independente da frenagem e o ajuste de folga determinado em um valor inferior, pois o sistema de ajuste compensa a expansão de temperatura das pastilhas de freio e do disco automaticamente.
As funções adicionais são: folga determinada automaticamente para zero quando a pastilha de freio é substituída; melhor desempenho em condições de chuva, operações fora da estrada ou em construções; o ajuste das pastilhas para pressionar levemente o disco, a fim de manter a superfície de contato limpa, assim como uma performance de frenagem mais eficiente.
O controle de posição dos dois motores de ajuste também dá a indicação exata do desgaste das pastilhas. Quando os freios não estão funcionando, a folga é automaticamente elevada para certificar que não há contato com o disco. Isto aumenta a durabilidade das pastilhas e do disco, além de ajudar a reduzir o consumo de combustível.
Disco de freio micro-ajustável
O disco de freio é instalado nas estrias do cubo, com elementos isolados termicamente. Essa configuração permite o movimento axial necessário e a expansão radial restrita para evitar estresse térmico e deformações.
O funcionamento do disco estriado da Knorr-Bremse inclui a pressão contra a parede do cubo por meio de elementos espirais pré-tensionados. Como resultado, a conexão entre o disco de freio e o cubo de roda protege das vibrações e desgaste, enquanto uma posição axial fixa para ajuste e manutenção da folga é garantida pelo sistema. Quando o freio está operando, o disco é empurrado levemente fora de sua posição.
Os benefícios para os consumidores
O sistema mecatrônico de ajuste de freios traz para os consumidores outros benefícios, como redução de peso e espaço, além de robustez, características da utilização da pinça fixa. A folga pode ser determinada com precisão e a abertura ativa das pastilhas de freio torna o sistema mais confiável.
O sistema também melhora o funcionamento dos discos de freios e facilitam a instalação, o que reduz a necessidade de manutenção e também os custos. Além disso, proporciona a redução de 150 Kg no peso total do veículo, garantindo mais segurança nas estradas e proteção do meio ambiente.
fonte http://www.omecanico.com.br/
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