Derrapagem, instabilidade em pista molhada e estouro são alguns riscos que o motorista pode correr ao deixar de fazer a calibragem, alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus
É importante o motorista estar atento aos prazos para fazer a calibragem, alinhamento, balanceamento e rodízio, entre outros itens, pois mantém o pneu com a manutenção em dia e garante a estabilidade do caminhão. É preciso também respeitar o limite de segurança, já que o desgaste máximo do pneu é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, passa a ser considerado "careca".
De acordo com a resolução 558/80 do Contran, trafegar com pneus com a banda de rodagem abaixo do limite é ilegal e o veículo pode ser apreendido. O limite de segurança é indicado com ressaltos na base dos sulcos. Os fabricantes de pneus alertam que o uso de pneus abaixo do limite pode ocasionar aumento da propensão de derrapagens laterais, mesmo em pista seca; grande instabilidade em pistas molhadas já que não dão drenagem adequada de água, e aumento do risco de estouros.
- Pressão
Se a pressão não é adequada para uma determinada carga, o pneu se deforma, a banda de rodagem não se apoia corretamente no solo e nela aparecem desgastes característicos
A baixa pressão pode ocasionar vários problemas que envolve riscos de segurança:
· Aumento do desgaste geral dos pneus e dos ombros
· Maior consumo de combustível
· Perda de instabilidade em curvas
· Direção Pesada e perda da capacidade de manejo
· Eventuais rachaduras na carcaça, na área dos flancos, bolsa de separação entre lonas e sob a rodagem, desagregação da rodagem
· Deslocamento da carcaça
· Aquecimento anormal
· Desgaste prematuro dos terminais de direção
Os problemas de excesso de pressão são menores do que os da falta de pressão:
· Desgaste mais acentuado no centro da rodagem
· Perda de estabilidade em curvas
· Rachadura na base dos sulcos
· Maior propensão a estouros por impacto
· Veículo mais duro
- A pressão dos pneus deve ser verificada com frequência, principalmente antes de um trajeto de longa distância que exija alta velocidade
SOBRECARGA
- Quando o peso aplicado sobre o pneu é maior que o especificado
- Compromete a quilometragem e aumenta os riscos de estouro ou alterações estruturais importantes
DICAS GERAIS
- Calibragem: ajuda a evitar vibrações e combater o desgaste precoce das peças os sistemas de suspensão e direção dos pneus. O usuário deve seguir as instruções do fabricante do veículo e observar a situação de carga (vazio ou máxima)
- Dimensões irregulares: não usar pneus de modelo ou dimensões diferentes das recomendadas pelo fabricante, para não reduzir a estabilidade e desgastar outros componentes da suspensão
- Fazer rodízio dos pneus sempre com a ajuda de um especialista
- A cada troca de pneu substituir a válvula.
- Utilizar lubrificantes e ferramentas adequadas para a montagem (utilização de derivados de petróleo não é recomendada porque danifica a borracha)
- Verificar o interior do pneu para certificar-se de que pequenos objetos e resíduos não fiquem alojados dentro do pneu na montagem para evitar o estouro da câmara de ar
- Utilizar as rodas recomendadas para cada tamanho de pneu.
- Rodas, aros e anéis devem ser periodicamente inspecionados e limpos para maior segurança e evitar danos nos pneus
- Respeitar o índice de carga máxima que o pneu pode suportar isoladamente (veículo mais carga transportada).
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